Acordo UFF-FUNBIO alocará R$ 2 milhões em equipamentos para o navio Ciências do Mar III

No dia 27de outubro de 2021, foi publicado no Diário Oficial da União o extrato de instrumento contratual que celebra um acordo de cooperação entre a UFF e o FUNBIO (Fundo Brasileiro para a Biodiversidade) que destinará R$ 2 milhões de reais para serem usados na aquisição de novos equipamentos científicos para o navio de pesquisa Ciências do Mar III. O FUNBIO (https://www.funbio.org.br/) é um mecanismo financeiro nacional privado, sem fins lucrativos, que trabalha em parceria com os setores governamental e privado e a sociedade civil para que recursos estratégicos e financeiros sejam destinados a iniciativas efetivas de conservação da biodiversidade. O acordo vem sendo conduzido pelo Professor Marcus Rodrigues da Costa, do Laboratório de ECOPESCA do Instituto de Biologia, desde 2020 e começou a ser executado em novembro deste ano.

Entre os equipamentos a serem adquiridos estão diversos tipos de redes para coleta de material biológico (ictioplâncton, meia-água, bongo, arrasto), garrafas oceanográficas, Rosette, CTD e equipamentos de laboratório (microscópios, balanças, etc.). Além disso serão adquiridos dois softwares para navegação/posicionamento geral, aquisição e processamento de dados sonográficos. Os equipamentos estão em fase de aquisição e deverão estar sendo recebidos até o final do ano.

Essa parceria se mostra extremamente relevante para a universidade dentro do contexto de atuação do navio em atividades de ensino, pesquisa e extensão. A nova suíte de equipamentos vem complementar os já instalados, permitindo que os alunos da UFF, assim como das universidades parceiras, possam vivenciar o trabalho a bordo com os melhores equipamentos, resultando em um diferencial importante nas suas formações acadêmicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.