Especificações e

Equipamentos

O Ciências do Mar III tem 32 metros de comprimento e autonomia de 3.300 milhas náuticas. Equipado com dois motores de 450BHP de potência, uma boca de 7.85 metros, calado de 2,70 metros e autonomia para 15 dias, o navio pode atingir velocidade de cruzeiro de até 10 nós.

O navio conta com os seguintes

Equipamentos científicos

  • Estação meteorológica (com 13 parâmetros ambientais);
  • Ecossonda com ecointegrador 38 e 120 kHz;
  • Ecossonda (perfilador de subfundo) CHIRP de 2 a 7 kHz;
  • Transdutores para 38 e 120 kHz;
  • Transdutor para 2 a 7 kHz;
  • ADCP de casco de 300 kHz;
  • ADCP Teledyne RDI (300 kHz);
  • Side Scan Sonar;CTD com unidade de bordo;
  • Ecobatímetro monofeixe Kongsberg EK80;
  • Ecobatímetro multifeixe Kongsberg EM2040 (até 600 m);
  • Ecobatímetro multifeixe Kongsberg EM 712 S (até 3600 m);
  • Sistema de posicionamento submarino USBL HiPAP 200;
  • Sub-bottom paramétrico Konngsberg TOPAS (até 10.000 m);
  • Sistema de sísmica multicanal (18 canais) de alta resolução com fonte Sparker de 6kJ; 
  • Sensor underwayde CO2+CH4 Picarro (superficial);
  • Termossal (T e S na superfície);
  • CTD SBE19 Plus (sensores adicionais de pH, OD, Turbidez, Clorofila);
  • Rosetta para coleta de amostras de água (12 garrafas de 8L);
  • Amostradores de sedimentos do tipo Box-corer (30cm), Multicorer (10 tubos) e Piston-corer;
  • Freezer e Ultra-freezer (para preservação de amostras);
  • Sonda de rede com sistema wireless (Trawl-eye);
  • ROV (até 300 m).

Capacidades

0
Tripulantes
0
Passageiros com pernoite
+ 0
Passageiros sem pernoite

Memorial Descritivo

  • Navio denominado: Ciências do Mar ill (casco 655), ano de fabricação 2014, fabricado em aço, com arqueação bruta 252 Tonelados, motor com potência efetiva total 745,7 KW, características do casco: comprimento total 32,00m, comprimento entre perpendiculares 29,16m, boca moldada 7,85m, pontal moldado 4,30m, calado de borda livre 2,83 (na meia nau, em relação à LB), deslocamento leve 223,2T, deslocamento carregado 292,7T.
  • Sensor de movimento de embarcação, modelo IMU 108, série 1084590, marca SiVIC
  • Controlador de unidade do ADCP, cor cinza, bivolt, modelo WHGYROH, série 83970, marca Teledyne,
  • Perfilador acústico de correntes por doppler, cor amarela, capacidade 300 KhZ, modelo Workhouse 300, série 24358, marca Teledyne. Bem agregado ao tombamento 695.650.
  • Termosalinógrafo, modelo 21-50psi-MAX, série 213424, marca Seabird.
  • Receptor de dados, modelo OPTOMMEA, série 7030730, marca Seabird. Bem agregado ao tombamento 695.658.
  • Unidade de processamento de dados da sonda FCV 1900, cor preta, modelo FCV 1900, série 524, marca Furuno,
  • Teclado da sonda, cor preta, modelo FCV 1900, série 100732, marca Furuno. Bem agregado ao tombamento 595.665.
  • Transducer de 28 Kw, cor preto, modelo 1508200 – 28BL, marca Furuno. Bem agregado ao tombamento 695.665.
  • Transducer de 200 Kw, cor preta, modelo 1505900 – 200BL, marca Furuno. Bem agregado ao tombamento 695.665.
  • Fonte para antena do radar, cor preta, modelo PSU-012, série 4415, marca Furuno. Bem agregado ao tombamento 695.695.
  • Módulo para sonda (NavNet), cor preta, modelo DFF3, série 88571596, marca Furuno.
  • Monitor 12″, cor preta, modelo TZTL12F-E, série 102410, marca Furuno. Bem agregado ao tombamento 595.685.
  • Monitor 15″, cor preta, modelo TZTL15F, série 100536, marca Furuno. Bem agregado ao tombamento 695.685.
  • GPS, cor preta, capacidade 1.3 lbs / 2.0 lbs, modelo GP 33013, série 44582843, marca Furuno.
  • Módulo ethernet hub para sonda, modelo HUB-101, série 11672, marca Furuno. Bem agregado ao tombamento 595.685.
  • Antena para radar, 6 Kw, cor branca, modelo DRS6A, série 43523577, marca Furuno. Bem agregado ao tombamento 695.695.
  • Transducer, dual band, 3 Kw, modelo R309, série 3587208, marca Furuno. Bem agregado ao tombamento 695,685.
  • Conversar, cor preta, modelo NMEA 183, série 6604, marca Furuno. Agregado ao tombamento 695.685.
  • Conversar, cor preta, modelo NMEA 183, série 7192, marca Furuno. Agregado ao tombamento 695.685.
  • Conversor, cor preta, modelo NMEA 183, série 7434, marca Furuno. Agregado ao tombamento 695.685.
  • Conversor, cor preta, modelo NMEA 183, série 7287, marca Furuno. Agregado ao tombamento 695.685.
  • Distribuidor de dados NMEA, cor preta, modelo MD550, série 4456, marca Furuno. Bem agregado ao tombamento 695.685.
  • Distribuidor de dados NMEA, cor preta, modelo MD550, série 4459, marca Furuno. Bem agregado ao tombamento 695.685.
  • Distribuidor de dados NMEA, cor preta, modelo MD550, série 4449, marca Furuno. Bem agregado ao tombamento 695.685.
  • Distribuidor de dados NM EA, cor preta, modelo MD550, série 4470, marca Furuno. Bem agregado ao tombamento 695.685.
  • Distribuidor de dados NMEA, cor preta, modelo MD550, série 4477, marca Furuno. Bem agregado ao tombamento 695.685.
  • Sistema de perfilagem sísmica, cor preta, 3,5/10 Khz, modelo Bathy – 2010pc, série 107, marca Syqwest.
  • Transducer, 3,5 Khz, cor preta, modelo TR-109, marca SyQwest.
  • Transducer da sonda de rede, cor laranja, modelo SimRad, série 1321, marca Kongsberg. Agregado ao tombamento 695.873. 
  • Transducer da sonda de rede, cor laranja, modelo SimRad, série 1309, marca Kongsberg. Agregado ao tombamento 695.873.
  • Transducer da sonda de rede, cor laranja, modelo SimRad, série 1323, marca Kongsberg. Agregado ao tombamento 695.873. 
  • Transducer da sonda de rede, cor laranja, modelo SimRad, série 1313, marca Kongsberg. Agregado ao tombamento 695.873.
  • Processador da Sonda EK 80, cor preto, modelo Sim Rad, série 702840, marca Kongsberg.
  • Sensor de profundidade e temperatura, cor laranja, série 153, marca Kongsberg. Bem agregado ao tombamento 695.873.
  • Sensor, cor preto, modelo 5R70, série 566162, marca Kongsberg. Bem agregado ao tombamento 695.886.
  • Unidade processadora da PISO 5W, cor preta, modelo Nice7, série TSBF 12011214, marca Kongsberg.
  • Receptor hid rofone 504 x 302, cor bordo, modelo HYD-205254, série 1139, marca Kongsberg. Bem agregado ao tombamento 695.886.
  • Receptor hidrofone 502 x 302, cor bordo, modelo HYD-205254, série 1142, marca Kongsberg. Bem agregado ao tombamento 695.886.
  • Receptor com sensor buster incluído, cor preto, modelo 335262, série 1536, marca Kongsberg. Bem agregado ao tombamento 695.886.
  • Transceiver, modelo CSH5130A, série 100038100267, marca Furuno
  • Pré – amplificador, cor verde, modelo CSHSO20-A55, série 200417, marca Eu ru no.
  • Sensor de movimento, cor cinza, modelo MS-100, série 100456, marca Furuno.
  • Elevador para sanar, cor cinza, modelo HULL UNIT CSH – 5040 A, serie 200413, marca Furuno.
  • Conversor de dados, modelo CSH5XDR1555, série 3104, marca Furuno.
  • Processador da Sonda EK 80, cor preto, modelo Sim Rad, série ELX180340, marca Simrad.
  • Transducer 38 Kwz, cor laranja, modelo ES-38-7, série 249, marca Simrad.
  • Sonda Ek 80, 50Khz, série 747009, marca Simrad. –
  • Sonda Ek 80, 170Khz, série 748246, marca Simrad.
  • Transducer 120 Kwz, cor laranja, série 1775, marca Kongsberg.
  • Processador de dados da sonda C51-15210, cor cinza, modelo CSH 
  • 5210 – A, série 200765, marca Furuno.
  • Comprimento total:  32,00 m
  • Comprimento entre perpendiculares: 29,16 m
  • Boca moldada: 7,85 m
  • Pontal moldada: 4,30 m
  • Calado de borda livre: 2, 91m (na meia nau em relação a LB)
  • Deslocamento Leve: 221,7 t
  • Deslocamento carregado: 305,1 t

Armador

  • Nome: Universidade Federal Fluminense
  • Nacionalidade: Brasileira

Construtor

  • Nome: INACE – Industria Naval do Ceará S>A>
  • Nacionalidade: Brasiliera
  • Endereço: Av. Presidente Kennedy, 100 – Fortaleza / CE CEP: 60.060-610
  • CNPJ: 07.326.937/0001-09

Engnheiro Naval Responsável

  • Nome: Marcio Ferreira Igraja
  • Nacionalidade: Brasileiro
  • Número do CREA: 8725 –D / CE

Dados do Contrato de Construção:

  • Nome da embarcação / N. Do casco: Ciências do Mar III / 655
  • Ano de construção: 2018
  • Área de navegação: A3
  • Tipo de navegação: Mar aberto – Apoio marítimo (normam 01-2016 – a-3)
  • Atividade ou serviços: Outra atividade ou serviço (normam 01-2016 – b-6)
  • Propulsão: Com propulsão (normam01-2016-c-1)
  • Tipo de embarcação: Pesquisa (normam01-2016-d-27)
    – Pesca com rede arrasto de fundo
    – Pesca com rede de arrasto de meia água
  • Classificação pela sociedade classificadora: Não classificado
  • Porto de registro: Niterói / RJ
  • Porte bruto: 83,4 t
  • Arqueação bruta: 252 AB
  • Arqueação Líquida: 75 L

Material

  • Casco: Aço ASTM A131 grau A
  • Conveses: Aço ASTM A131 grau A
  • Anteparas: Aço ASTM A131 grau A
  • Superestrutura: Alumínio 5083 – O (chapas) e  Alumínio 6061 – T6 (perfis)
  • Tipo de estrutura do casco: Transversal
  • Localização de superestruturas: à vante
  • Localização da praça de máquinas: à ré
  • Número de anteparas transversais estanques: 06
  • Número de anteparas longitudinais estanques: 00
  • Número de conveses abaixo abaixo do convés principal: 01
  • Número de conveses contínuos acima do convés principal: 00
  • Número de conveses de superestrutura: 01
  • Número de casarias: 01

Dimensões máximas das superestruturas e casarias 

  • Castelo (Convés principal)
    – comprimento máximo (m) : 17,73
    – largura máxima (m) : 7, 85
    – altura máxima (m) : 2, 30
  • Passadiço (Convés superior)
    – comprimento máximo (m) : 11,88
    – largura máxima (m) : 5,99
    – altura máxima (m) : 2, 20

  • Capacidade de óleo diesel: 49,64 m3
  • Capacidade de óleo lubrificante limpo: 0,70 m3
  • Capacidade de óleo lubrificante sujo: 0,70 m3
  • Capacidade de água doce: 35,33 m3
  • Capacidade de resíduo oloso: 0,54 m3
  • Capacidade de esgoto oleoso: 0,54 m3
  • Capacidade do séptico: 6,18 m3

  • Normas da autoridade marítima para embarcações empregadas na navegaçãode mar aberto (NORMAM -01/DPC) emitidas pela Diretoria de portos e costas;
  • Regulamento internacional para evitar abalroamentos no mar – RIPEAM

Tipo de propulsão

Motor: diesel
Quantidade: 02
Modelo: DI 13 070 M
Fabricante: SCANIA
Potência máxima contínua: 500 hp
Rotação correspondente: 1800 rpm

 

Caixa redutora

Quantidade: 02
Modelo: MGX – 5114 DC
Razão de redução: 4,59 : 1

Hélice

Quantidade: 02
Diâmetro: 1500 mm

 

Características de serviço de embarcação

Velocidade de serviço: 10 nós*
*- Medida através de uma corrida de milha no padrão ITTC (International Towing Tank Conference), com a embarcação percorrendo uma miha náutica numa dada direção e, logo em seguida, voltando 1 milha náutica na direção oposta. A velocidade de serviço será a medida de duas corridas. O teste deverá ser realizado com a embarcação calando 2,70m, com vento não superior a 3 na escala Beaufort e profundidade igual ou superior a 10 vezes o calado.

  • Tipo: Rádio UHF completo (SAILOR 6310)
  • Quantidade: 01 –
  • Tipo: Rádio VHF – DSC completo (SAILOR 6216)
  • Quantidade: 01
  • Tipo: Sistema de Rastreamento por Satélite
  • Quantidade: 01 18

Geradores

  • Fabricante: Kohler
  • Modelo: 125EOZCJ
  • Quantidade: 02 Tipo/Tensão: trifásico, 220 V – 60 Hz
  • Potência: 156 kva

Baterias

  • Quantidade: 02
  • Tipo / Tensão: Chumbo / ácido 12 VCC
  • Capacidade unitária: 180 Ah

Guindaste telescópio

  • Quantidade: 01
  • Tipo de acionamento: hidráulico
  • Capacidade de carga: 750 kg @ 10m
  • Alcance máximo: 10m
  • Localização: Convés principal 

Guincho de pesca

  • Quantidade: 02
  • Tipo de acionamento / carga: 1500 Kgf – por tambor
  • Capacidade de carga: 621 tf@20,9m/mim
  • Capacidade de frenagem: 0-45 metros por minuto
  • Capacidade de cabo: 1x 1000m de cabo 8mm (superior)
  • Quantidade de tambores: 02
  • Localização: convés principal

Guincho de espinhel

  • Quantidade: 01
  • Tipo de acionamento / carga: Hidráulico/300lbs
  • Capacidade de carga: 621 tf@20,9 m/mim
  • Capacidade de frenagem:800 kgf (freio hidráulico)
  • capacidade de cabo: 1x10000m de cabo de nylon 4 mm
  • Quantidade de tambores: 01 tambores
  • Localização: Convés principal

A Frame de ré

  • Quantidade : 01
  • Tipo de acionamento: Hidráulico
  • Capacidade de carga: 3t
  • Localização: Convés principal

A Frame lateral

  • Quantidade: 01
  • Tipo de acionamento: Hidráulico
  • Capacidade de carga: 750 kg
  • Localização: Convés principal

Tambor de rede

  • Quantidade: 01
  • Tipo de acionamento: Mecânico – Hidráulico
  • Capacidade de carga: 2000 kgf
  • Capacidade de frenagem: 6000 kgf
  • Capacidade de cabo: 80m de rede + 40m fé corrente 10 mm
  • Quantidade de tambores: 01 tambores
  • Localização: Convés principal

Máquina do leme

  • Quantidade: 01
  • Tipo de acionamento: Hidráulico

Leme

  • Quantidade: 02
  • Tipo: Chapa plana com barras rígidas
  • Área aproximada: 0,82 m² 12 

Molinete

  • Quantidade: 01
  • Tipo de acionamento: Elétrico

 Âncoras

  • Quantidade: 02
  • Peso Unitário: 360kg

Balsas salva-vidas (Conforme artigo 0408 da NORMAM-01)

  • Quantidade: 02
  • Tipo: Inflável
  • Classe: II
  • Capacidade: 16 Pessoas

Bóias salva-vidas (Conforme artigo 0413 da NORMAM-01)

  • Tipo: Classe II
  • Quantidade: 06 
  • 02 bóias equipadas com dispositivo de iluminação automática e fumaça.
  • 04 bóias equipadas com dispositivo de iluminação automática e retinida de 30m. 

Coletes salva-vidas (Conforme artigo 0411 da NORMAM-01)

  • Tipo: Classe II
  • Tamanho: Adulto
  • Quantidade: 38

Bote de resgate

  • Tipo: Inflável
  • Capacidade: 06 pessoas
  • Potência: 25 hp
  • 1 Bússula magnética (RICTCHIE YB-500);
  • 1 Bússula giroscópica (FURUNO SC-110);
  • 1 Piloto automático (FURUNO NAVpilot 700); 7/9
  • 1 GPS com plotter de cartas eletrônicas (FURUNO GP170);
  • 1 Radar de 72 Mn de varredura, com ARP e SART (FURUNO M-1835);
  • 1 Sonar (FURUNO CH-250);
  • 1 Ecossonda – Fish finder (FURUNO FE-800);
  • 1 Hodômetro – Doppler Speed Log (FURUNO DS-80);
  • 1 Indicador de ângulo do leme;
  • 1 Painel de instrumentos dos MCP´s;
  • 1 Sistema de Identificação Automática – AIS, com acoplamento para o radar (FURUNO FA-150)
  • 1 EPIRB (JOTRON mod.: TRON60S);
  • 1 Radar Transponder (JOTRON mod.: TRON SART20).