Sobre o navio-escola

Ciências do Mar III

O principal objetivo do CM III é contribuir com o aprendizado dos alunos nas atividades práticas relacionadas à ciências do mar, além de servir de plataforma para pesquisas.

O Ministério da Educação, através do PPGMAR ( Formação de Recursos Humanos em Ciências do Mar), concedeu à Universidade Federal Fluminense (UFF) a gestão de um dos quatro Laboratórios de Ensino Flutuantes (LEF) – o Ciências do Mar-III. 

O Ciências do Mar III foi entregue no Ceará em 2020, tendo 32 metros de comprimento e autonomia de 3.300 milhas náuticas. Equipado com dois motores de 450BHP de potência, uma boca de 7.85 metros, calado de 2,70 metros e autonomia para 15 dias, o navio pode atingir velocidade de cruzeiro de até 10 nós.

A embarcação possui três laboratórios, guinchos oceanográficos e geológicos, central de tratamento séptico e alojamentos com capacidade para 26 pessoas.

Conheça um pouco mais sobre os

Laboratórios de Ensino Flutuante

O Laboratório de Ensino Flutuante, através dos navios escolas Ciências do Mar, representa um avanço na formação de recursos humanos na área de ciências do mar, viabilizando pesquisas sobre os oceanos para a preservação de ecossistemas, o desenvolvimento de inovações tecnológicas, a exploração de recursos naturais, bem como sobre as mudanças climáticas.

Áreas de atuação dos Navios

O Ciências do Mar I entregue a Universidade Federal de Rio Grande (FURG) em 2016, atende o litoral sul do país. O Ciências do Mar II, entregue a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em 2018, atende ao litoral norte. O Ciências do Mar III, entregue a Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2020, atenderá o litoral sudeste e o Ciências do Mar IV à ser entregue a  Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 2020, atenderá o litoral nordeste. Em cada região, várias universidades que possuem formação em ciências do mar, se beneficiarão com o projeto, utilizando a estrutura e os serviços dos navios. 

Laboratório de Ensino Flutuante