Sobre o navio-escola
Ciências do Mar III
O principal objetivo do CM III é contribuir com o aprendizado dos alunos nas atividades práticas relacionadas à ciências do mar, além de servirem de plataforma para pesquisas.
O Ministério da Educação, através do PPGMAR (Comitê Executivo para a Formação de Recursos Humanos em Ciências do Mar), concedeu à Universidade Federal Fluminense (UFF) a gestão de um dos quatro Laboratórios de Ensino Flutuantes (LEF) – o Ciências do Mar-III.
O Ciências do Mar III foi construído no Ceará em 2019, tendo 32 metros de comprimento e autonomia de 3.300 milhas náuticas. Equipado com dois motores de 450BHP de potência, uma boca de 7.85 metros, calado de 2,70 metros e autonomia para 15 dias, o navio pode atingir velocidade de cruzeiro de até 10 nós.
A embarcação possui três laboratórios, guinchos oceanográficos e geológicos, central de tratamento séptico e alojamentos com capacidade para 26 pessoas.
Conheça um pouco mais sobre os
Laboratórios de Ensino Flutuantes
O Laboratório de Ensino Flutuante, através dos navios escolas Ciências do Mar, representa um avanço na formação de recursos humanos na área de ciências do mar, viabilizando pesquisas sobre os oceanos para a preservação de ecossistemas, o desenvolvimento de inovações tecnológicas, a exploração de recursos naturais, bem como sobre as mudanças climáticas.
Áreas de atuação dos Navios
O Ciências do Mar I entregue a Universidade Federal de Rio Grande (FURG) em 2016, atende o litoral sul do país. O Ciências do Mar II, entregue a (UFMA) Universidade Federal do Maranhão em 2018, atende ao litoral nordeste. O Ciências do Mar III, entregue a Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2019, atenderá o litoral sudeste e o Ciências do Mar IV à ser entregue a (UFPE) Universidade Federal de Pernambuco em 2020, atenderá o litoral norte. Em cada região, várias universidades que possuem formação em ciências do mar, se beneficiarão com o projeto, utilizando a estrutura e os serviços dos navios.